Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

domingo, 1 de abril de 2012

Bote Fé: Paroquianos seguem o caminho da Cruz, ao lado da Virgem Maria.

Por Ailton Lopes e Fábio Alvarenga


Após a celebração de Ramos, estiveram em nossa Paróquia os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que percorrerem o mundo a pedido do saudoso Beato João Paulo II.

O pedido foi feito em 1985 quando João Paulo II entregou aos jovens do mundo a guarda da cruz que tinha sido oferecida a ele por um pequeno grupo de rapazes.

A cruz é muito simples, feita só de madeira já exibe as marcas das muitas viagens, o que faz dela um símbolo especial é o fato de já ter passado pelas mãos e ombros de milhares de jovens e ter cruzado fronteiras em várias partes do mundo.

Esta cruz contém a mensagem do Bem Aventurado João Paulo II aos jovens, gravada em uma placa de bronze e escrita em seis idiomas. Eis a mensagem:

"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 1984.  Encerramento do Ano Jubilar da Redenção).

Ela passou então a ser o símbolo da Jornada Mundial da Juventude, ganhando em 2003 a companhia do ícone com a imagem da Virgem Maria.

A passagem destes símbolos em nossa paróquia motivou os fiéis, juntamente com o Padre João Paulo e o Bispo Dom Vilson Basso, a caminharem com alegria na tarde ensolarada do dia 1º de abril, por algumas ruas da cidade de Timon. Os símbolos visitaram as comunidades de Santa Clara, São Pedro, Nossa Senhora de Fátima e São Raimundo Nonato. Nesta comunidade os símbolos foram levados até o Centro de Ressocialização Jorge Vieira, com o apoio da Pastoral Carcerária. Destacou-se a comoção dos detentos ao verem a Cruz e o Ícone. Eles puderam expor seus testemunhos de vida e conversão.

Depois da espiritualidade no centro de ressocialização, os fiéis levaram os símbolos da JMJ para o Santuário São Francisco, onde outro belo momento ocorreu: as crianças se puseram “aos pés” da Cruz para juntas rezarem com devoção a oração do Pai Nosso.

Os fiéis continuaram a peregrinação até o terreno onde será construída a Igreja Matriz de são Francisco, finalizando com a benção do Padre João Paulo.

No término da caminhada os símbolos foram guardados e levados em carreata até o povoado Brejinho, onde os fiéis da localidade os esperavam com uma animada recepção. Os paroquianos de São Francisco uniram-se a eles formando assim uma confraternização cujos destaques foram a Fé e a Alegria do povo de Deus.

Após a benção do Bispo, a Cruz e o Ícone seguiram em carreata para a cidade de Caxias, para alegrar o caminho missionário de muitos outros jovens.

0 comentários:

Postar um comentário

Desejamos saber suas opiniões, críticas e sugestões, mas atenção: os comentários devem ser respeitosos e são de inteira responsabilidade de seus autores. Reservamo-nos o direito de excluir os comentários que julgarmos inoportunos.