Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

sexta-feira, 29 de março de 2013

Adoração da Santa Cruz e Via Sacra marcam a Sexta Feira Santa

     Dois momentos de forte piedade popular aconteceram hoje (29) em nossa Paróquia: a Adoração da Santa Cruz e a Via Sacra. São momentos já esperados pelos paroquianos na Sexta Feira Santa, quando é lembrado com maior pezar, a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesta ocasião os celebrantes usam vestes na cor vermelha: cor do sangue, do martírio.

   A Celebração começou às 15h, no Santuário São Francisco, com a entrada do pároco João Paulo, dos Diáconos Ribamar e Vinícius, dos coroinhas, ministros extraordinários da Comunhão e leitores. Tanto o sacerdote quanto os concelebrantes prostraram-se no presbitério por alguns instantes, em sinal de subserviência. Desde a noite da Quinta Feira Santa (28) a Igreja está com suas imagens cobertas por panos na cor roxa. O silêncio e a reflexão foram pontos fortes desta tarde de oração. Após as leituras das Sagradas Escrituras, as pessoas fizeram fila para se prostrarem em veneração à Cruz.

          O Lenho da Cruz de Cristo foi o instrumento de nossa Redenção. A cerimônia de adoração da Santa Cruz tem por fim agradecer a Deus por nossa Redenção.É evidentemente que esta cerimônia não significa considerar a Cruz de Cristo o Deus criador do Céu e da terra (para maiores informações, clique aqui). 

          Como não houve Santa Missa (neste dia, a Igreja realiza apenas as Funções da Sexta-feira da Paixão, a saber: leitura da Sagrada Escritura e a oração universal feita por todas as pessoas de todos os tempos; a adoração da Santa Cruz e a Comunhão Eucarística), os fiéis comungaram o Corpo de Cristo que foi previamente consagrado na noite de ontem (Quinta Feira Santa).

          Após a celebração, as pessoas percorreram em procissão as ruas próximas ao Santuário. Em determinados pontos, o povo parava para refletir uma das 15 (quinze) estações da Via Sacra. Como as atenções da Igreja no Brasil estão voltadas neste ano para os jovens, os problemas enfrentados pela juventude brasileira contextualizaram estas estações.

          Ao chegarem às portas frontais do Santuário, os fiéis foram abençoados novamente pelo pároco e retornaram para suas casas sob um céu nebuloso e escuro, como o céu daquela primeira Sexta Feira Santa.

"Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio". (Lc 23,44-45)

Veja as imagens, feitas por Jefferson Lima:



 



 









Parbéns à familia PASCOM, por mais um objetivo alcançado!

1 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber se vocês podem me disponibilizar o contato do diácono Vinicius.

Postar um comentário

Desejamos saber suas opiniões, críticas e sugestões, mas atenção: os comentários devem ser respeitosos e são de inteira responsabilidade de seus autores. Reservamo-nos o direito de excluir os comentários que julgarmos inoportunos.